"Se um dia eu lutar e perder em vão será o meu pranto. Ao nascer do sol a nova chance não estará longe" Natiruts

sábado, agosto 05, 2006

Perder x Ganhar

Perder nem sempre é ruim. Há perdas em que saimos todo ralado, chamuscado, destruídos mas se formos capazes de levantar do chão com nossa própria força, erguer a cabeça, olhar para frente com a certeza de que a derrota pode nos levar a lugares que a vitória jamais nos levaria, com certeza, seremos felizes no final.

Ganhar trás consigo o sentimento de superioridade, ou até, quem sabe, a arrogância de termos a certeza de que somos melhores que alguém, que é bom às vezes, mas, além disso, nos faz esquecer que um dia poderemos ser derrotados e com isso deixar escapar a chance de sermos melhores.

A humildade em saber ganhar e a consciência dos que sabem perder é o que pode fazer de nós superiores a grande maioria das pessoas que nos rodeiam.

Há sempre perdas irreparáveis como há vitórias inesquecíveis mas o grande lance nisso tudo é saber comemorar a vitória e compreender todos os pontos que te levaram a derrota.

Pare e pense:
Qual a sua parcela de culpa na sua derrota?
Não culpe o mundo. Você é tão responsável pela sua vitória quanto pela sua derrota.

Se formos para o campo amoroso, perder um amor(que com certeza não era amor coisa nenhuma) nos faz, num primeiro momento, ergue nosso escudo e empunhar com raiva a espada que um dia você abaixo para deixar o amor entrar. Isso é rancor. Sejamos inteligentes para nunca mais baixar a guarda e estar prontos para qualquer lutar.

Para quem ganha só há um estado: Ser feliz comemorando a vitória.

Para quem perde há dois estados: Ou se achar um pobre coitado que foi levado ao chão num golpe certeiro e ficar de lá assistindo o mundo girar ou ser forte o bastante para compreender os pontos da derrota, se ajoelhar e levantar do chão sacudindo a poeira, tratando as feridas e se preparando para encarrar uma nova realidade (agora mais esperto com os erros de um dia ter sido perdedor).

Vamos lá, saia desse chão sujo e fique de pé. Dê o seu primeiro passo frente. Eu sei que dói mas quanto mais tempo parado mais esse primeiro passo irá doer. As engrenagens do nosso corpo não podem enferrujar.

Ame-se e não se entregue jamais. Só conhece o fundo do poço que olha para baixo com medo dele e os que já chegaram lá. Os fortes, que lutam e se agarram nas paredes desse poço sem, se quer olhar para baixo, nunca saberão que o poço tem um fundo.

Piculo - 05/08/2006