"Se um dia eu lutar e perder em vão será o meu pranto. Ao nascer do sol a nova chance não estará longe" Natiruts

sexta-feira, julho 03, 2009

Super heróis existem

- Ontem o super-homem me beijou e cantou pra eu dormir
- Hoje o Batman vai me levar ao parque
- Domingo vou na casa da minha avó com a Mulher Maravilha

Cada criança tem seu super herói. Aliás, é preciso construir no universo infantil o super herói e que ele esteja dentro de casa. Crianças aprendem com o q veem. Crianças aprendem com o que os exemplos a sua vista praticam. Super heróis deven ser honestos, sempre dispostos, sempre aptos a ajudar ao próximo, estão sempre a serviço do bem sem olhar a quem.

O pai vai buscar o filho na escola e para poder pegá-la para com o carro em fila dupla na porta da escola. O que o filho está vendo acontecer?! O herói em momento não heróico e, se bobear, ainda discute com alguém por ter sido criticado por algum outro motorista que passava e ficou esperando a "malandragem" dou outro chegar ao fim.

Pois é, o mau exemplo já foi dado e registrado no inconciente da criança.

E por ai vai... Avanços de sinal, alta velocidade em vias expressas, furar fila seja lá onde for, pequenos golpes(fugir de posto de gasolina sem pagar) etc etc etc... Se isso estiver ao alcance dos olhos dos pequenos, já era! Estará sendo construída uma visão errada de herói. E no que isso pode impactar na vida adulta dessa criança?! Só Deus sabe mas, se no caminho até a vida adulta nada de mais significativo acontecer para apagar essa imagem armazenada no inconsciente dela, acho difícil que ela não tenha as mesmas atitudes dos pais, ou melhor, heróis.

Quantos não são abusados, feitos de arrimo, escravizados... Serão adultos sadios, independentes emocioanais ou amarrados a um passado arraigado no inconciente?!

A vida de um adulto é uma ciranda reflexiva dos seus heróis. A primeira lembraça é aquela do inconciente. Agir por impulso deve ser uma atitude inconciente e se nesse inconciente não tiver bons exemplos, já era!

Há quem tenha o tráfico e seus participantes como exemplos.
- Dá tiro "nos zome"... "Largá" o dedo neles... (solta a fumaça da maconha enquanto um garoto de 6 anos assite a tudo e continua falando)... É muito bom!

A criança inocente vendo aquilo pensa...
- Caraca, q maneiro...
No inconciente está sendo armazenado um ato heróico, e continua a pensar...
- quero ser assim também.
Pronto, está no forno mais um traficante carioca

E por qual motivo crianças q convivem no mesmo meio q o menino hipotético acima não se envolvem com o tráfico?! Pq ele tem exemplos em casa, tem heróis que saem pra trabalhar todo dia e volta trazendo a alegria em uma sacola de compras para semana e um carinho barato do camelô pro filho brincar mas TUDO comprado com MUITO suor, sacrificio e acima de tudo amor e cuidado.

Tudo que é necessário na vida de uma criança é um exemplo a ser seguido. O homem é um ser gregário, vive em grupos e precisa da aceitação do grupo a todo tempo. Sejamos nós, pais ou futuros pais, a mudança do mundo, principalmente o do nossos filhos. Sejamos, com a ajuda de Deus, os super heróis e heroínas nas vidas dessas crianças que, para crescer, precisam de gerar identidade baseado em moldes para se comparar e se sentir aceito por fazer igual ao que o seu exemplo faz.

Crianças esperam amor e cuidado de seus heróis, ponto. Seus heróis precisam ser homens e mulheres de bem. Precisam ser éticos acima de tudo.

Que Deus nos ajude nesse propósito!