"Se um dia eu lutar e perder em vão será o meu pranto. Ao nascer do sol a nova chance não estará longe" Natiruts

sexta-feira, agosto 31, 2007

ação e reação

descobri uma coisa...

há duas formas de se agir:

1 - Reativamente: periféricamente, baseado nos outros q estão ao seu redor.
2 - Ativamente: De forma centrada, onde todo os seus atos partem de vc e pro seu prazer.

ampliando a visão:
o sujeito que age de forma periférica está sempre esperando elogios para se sentir competente, sempre esperando um sorriso para poder se sentir feliz, sempre esperando palavras de carinho pra se sentir amado, ou seja, agindo de forma reativa.

Agir de forma reativa é agir na periferia, superficialmente. Nunca será uma ação total, sempre será parcial e dependente. E se ninguém perceber? E se ninguém gostar?! para os que agem reativamente, a vida perde o sentido por não estar causando impacto nas opiniões dos outros. Todas atitudes estarão sempre baseadas nos outros e não em vc, com isso aumenta a ansieda, diminui a auto-estima, aumenta a possibilidades de error pela insegurança etc etc etc.

Enfim, pessoas competentes, inteligentes, entre outras qualidades, serão eternamente dependentes emocionais das opiniões e julgamentos alheios e poderão ser tornar depressivas e, sendo mais extremista, suicidas.

Porém, agindo de forma centrada, onde todas as atitudes partirão do seu centro(de dentro de vc) quase tudo q foi dito acima se inverte.

Como assim?

Se vc agir assim: eu só vou ajudar fulano pq ele me ajudou ou poderá me ajudar(terá uma pendência comigo), vc agirá reativamente. Ao passo que, se vc agir assim: eu vou ajudar fulano pq EU QUERO ajudá-lo... com isso qualquer atitude será mais pura e bela. Tudo será mais prazeroso e NUNCA haverá a frustração de não te sido ajudado. Agir a partir do seu centro não é ser prepotente em dizer "EU NÃO PRECISO DE NINGUÉM, EU ME BASTO", agir a partir do seu centro é estar consciente dos seus valores, da sua capacidade mesmo que você venha a falhar vc estará feliz por estar tendo a oportunidade de acertar na próxima vez.

A natureza nos ensina muito... perceba que as flores sempre se abrem com a alegria de serem o que elas são, exalando seu aroma não importando se alguém vai senti-lo ou não. Não importa se elas estão em meio a um belo jardim ou no meio da mata atlântica, elas abrirão para saudar a vida delas. Se um beija-flor avistá-la e sugar o seu polém será ótimo, caso contrário ela permanecerá aberta por que ela se faz feliz assim... A natureza não raciocina mas age de forma centrada. A partir do seu centro. Eu poderia dar milhares de exemplos baseados na natureza tais como: Os rios que nunca deixam de corres mesmo poluídos, nas ondas que insistem em serem belas e perfeitas mesmo poluídas,nas árvores que continuam sendo verdes mesmo com o desmatamento... etc etc etc

enfim...

agir de forma centrada e ativamente é comandar a sua vida de forma consciente, não importando os julgamentos alheios, sem esperar recompensa. Porém,
tem que estar alerta para perceber que nem sempre perder é ruim e nem sempre ganhar é bom. muitas vezes é preferível perder para aprender a ganhar.