"Se um dia eu lutar e perder em vão será o meu pranto. Ao nascer do sol a nova chance não estará longe" Natiruts

sexta-feira, agosto 21, 2009

PlanoSSSSS

Nenhum novo caminho é completamente liso, uniforme, retilíneo. Qual projeto de longo prazo que não parece um labirinto cheio de armadilhas prontas para nos jogar precipício abaixo?! Muitas portas de saída existem quando se entra por um longo caminho e não se tem o mapa da rota a seguir. Todas elas escrita "saída para despreparados". Ou seja, planeje-se!

Tudo deve ser traçado antes:
Um avião quando decola tem seu plano de vôo.
Um piloto de F1 tem um plano estratégico para uso de combustível, troca de pneus ao longo da corrida.
Um professor tem seu plano de aula que o norteia por todo um semestre.

Precisamos traçar planos claros para nossos projetos. PlanoS, com "s", indicando alguns.

Plano A, objetivo principal com início meio e fim. Vou fazer assim e assado mas se der algo de errado ao longo do caminho usaremos os outros planos já traçados como fuga emergenciais: Plano B (rota de fuga 1),Plano C (rota de fuga 2) etc...

Que usemos os planos secundários mas que nunca esqueçamos que o plano A, onde estará o resultado final e esperado, é o plano mestre, ao qual devemos voltar assim que pudermos abandonar as rotas de fuga.

O tempo é o grande mestre das escolhas. Só se faz o caminho caminhando, não adianta!
Reflita sobre isso: só se faz o caminho caminhando, NÃO ADIANTA!, ou seja, queremos sempre antecipar, adiantar o que precisa de tempo. A gente fala mas não sente a palavra. Nós sempre dizemos "não adianta" mas não percebemos que no fundo estamos dizendo: tudo a seu tempo, não corra, não A-DI-AN-TA o relógio pra fazer o tempo correr. O tempo é físico, precisa do seu espaço pra acontecer e nada vai mudar isso.

Comprar um imóvel financiado, ter filhos, fazer uma outra faculdade, um tratamento psicológico ou pra qualquer outra doença, estudar pra concurso, emagrecer, ganhar peso... e muitos outros projetos. Para gente saber o sucesso ou o fracasso precisaremos de um acumulo de informação que nos dará base para avaliarmos. Ou seja, precisamos de tempo. Se tudo for traçado com início, meio e fim não há erro. Qualquer turbulência no caminho poderá deixar mais emocionante(trazendo medo e insegurança) mas nunca fazendo desistir. Sabendo que o propósito maior ainda estar por vir e que seguindo os planos eles chegarão mais cedo ou mais tarde, é só ter paciência, fé, garra e foco.

Ps.:
Após ler o texto acima, André, um grande amigo, me envio o link abaixo. disse ele:

Curioso...
Estava no Google, ontem, procurando justamente uma ferramenta pra ajudar a administração de tempo e projetos quando achei esse texto:

É isso, amigos são interligados pelo universo, estando perto ou longe.